9 de março de 2021

Diferença Entre Psicólogo, Psiquiatra, Psicanalista e Psicoterapeuta

Muita confusão ainda existe quando se vai diferenciar o trabalho desses quatro profissionais mais famosos da área da saúde mental emocional. Então neste artigo simples, vamos detalhar qual é o objetivo principal de cada um deles.

Psicólogo

O Psicólogo é o profissional que fez a faculdade de psicologia, se formou e fez o seu registro no CFP (Conselho Federal de Psicologia). Vale lembrar que o psicólogo não precisa necessariamente atender em clinica (psicoterapia) após se formar, pois a faculdade lhe dá uma abrangência de áreas de trabalho que vão muito além do ambiente terapêutico. Caso o psicólogo opte por atender com psicoterapia, ele precisará escolher uma das abordagens psicológicas tais como, psicanálise, Terapia Cognitivo Comportamental, Humanismo, Fenomenologia Existencial entre outras.

Psiquiatra

Ele é o único médico da nossa lista, portanto o único que pode receitar medicamentos para os pacientes. O Psiquiatra é o profissional que cursa a faculdade de medicina e faz uma especialização em psiquiatria. Ele pode, se quiser, fazer alguma formação na área psicológica como psicanálise e/ou psicologia para também atender como psicoterapeuta. No Brasil não é comum, mas principalmente nos Estados Unidos esses profissionais comumente atuam nas duas áreas, médica e emocional simultaneamente.

Psicanalista

Ao contrário do que a grande maioria pensa, não é necessário se formar em psicologia para ser um psicanalista. Para tal feito a única coisa necessária é cumprir o tripé psicanalítico estipulado por Sigmund Freud, o pai da psicanálise, que consiste em, fazer a formação teórica, a análise pessoal , ou seja, passar por terapia com um psicanalista, e fazer o estágio supervisionado. Assim como na psicologia, dentro da própria psicanálise existem várias abordagens diferentes como a de Freud, Lacan, Jung entre outras, e após formado, o aluno terá que escolher qual abordagem irá seguir. Outra semelhança que a psicanálise tem com a psicologia é a de não ser necessariamente obrigatório o trabalho com psicoterapia após se formar, existindo também outras possíveis áreas de atuação no mercado.

Psicoterapeuta

Esse é basicamente o nome que resume o trabalho de um profissional que tem como objetivo principal tratar os problemas, dores e doenças da parte emocional e mental das pessoas. Normalmente usa-se o termo “psicoterapia” para se referir ao trabalho psicológico feito através de uma linha teórica e de forma conversacional como no caso dos psicólogos clínicos. Muitos acham que a psicoterapia é uma técnica exclusiva do profissional psicólogo, mas se enganam.  Além de ela também ser feita pelo psicanalista que não necessariamente precisa ser um psicólogo, ela é uma prática que pode ser feita através de cursos livres, desde que é claro, eticamente a pessoa só trate aquilo que lhe foi ensinado em sala de aula. Em resumo, todo profissional que trabalha tratando o psicológico e o emocional das pessoas teoricamente pode ser chamado de psicoterapeuta, porém a técnica é popularmente conhecida como a terapia através da fala, independentemente de qual abordagem ou linha teórica o profissional deseje seguir.

Espero que tenham gostado e tenha sido claro as diferenças para vocês, espalhem agora esse conhecimento para seus amigos e familiares que com certeza é de grande valia.

 

Um  grande abraço,

Emerson Henrique

Psicanalista e Professor de Hipnose e Psicoterapia no Instituto do Conhecimento.

Categorias

Arquivos