12 de fevereiro de 2021

Você Sabe O Que É PNL?

PNL – Programação Neurolinguística, é considerada a ciência da mente humana.

Esta metodologia estuda a estrutura de funcionamento subjetiva da mente e como ela pode ser modificada e reprogramada através de técnicas de linguagem e modelagem. A PNL estuda como o cérebro percebe, organiza, aprende e experimenta. Esse processo afeta diretamente toda a comunicação e comportamento das pessoas, como aprendem e experimentam o mundo.

 

O homem desenvolve o seu aprendizado através da percepção do ambiente que o circunda. Desta forma, tudo o que é visto, ouvido e sentido contribui para a formação da experiência subjetiva da pessoa, que por sua vez é responsável pelo aproveitamento ou não desse potencial.

 

Esta ciência foi desenvolvida por Richard Bandler e John Grinder na década de 70, na Califórnia, EUA, quando eles tentavam entender por que pessoas com as mesmas habilidades e capacidades atingiam resultados diferentes. Porque uma pessoa conquistava o sucesso, e a outra, com a mesma oportunidade, não.

 

Portanto, a PNL trata da experiência humana subjetiva, qual a leitura que a mente faz das experiências vividas no mundo externo, e tem relação com percepção, experiência e realidade.

 

 

Analisando detalhadamente:

 

NEURO – Todos os comportamentos nascem de processos na mente. São processos neurológicos captados por meio da visão, audição, do olfato, paladar, do tato e das sensações (frio, quente, doce, azedo, áspero, suave etc.).

Nós PERCEBEMOS a vida através dos cinco sentidos. Primeiros nós captamos a informação, depois nós compreendemos a informação e só então nós agimos.

Toda esta estrutura acontece porque nossa percepção se baseia nas nossas experiências anteriores (sistema de crenças), e assim criamos nossa realidade.

 

LINGUÍSTICA – Usamos a linguagem para organizar os nossos pensamentos e comportamentos, e é assim que nos comunicamos com nós mesmos e com os outros. Nossa comunicação está sempre baseada na realidade que PERCEBEMOS do mundo, de acordo com as nossas experiências.

 

PROGRAMAÇÃO – A programação é a forma como foi percebido e ficou registrado as nossas experiências. É como organizamos o que captamos através dos cinco sentidos, e como traduzimos em linguagem o que foi vivido.

Não quer dizer que a minha ou a sua realidade é a realidade do mundo, quer dizer apenas que é a NOSSA realidade. Cada coisa é de um jeito para cada pessoa, de acordo com a sua percepção de realidade.

 

Por que estudar PNL?

Você sabe por que você faz, o que você faz?

 

Com o estudo da PNL, você vai entender que tudo o que fazemos, é baseado em como o nosso cérebro entendeu um determinado evento anterior, um filtro criado por uma experiencia vivida antes.

 

Fazendo uma analogia ao computador, já temos um programa “instalado” em nossa mente, que nos faz agir e reagir de determinada forma, e cada ser humano tem o seu próprio sistema.

 

Com a PNL você irá aprender a lidar com as suas próprias emoções, você será capaz de mudar padrões de pensamentos reativos, você será capaz de refletir sobre as suas emoções, e visitar o seu passado para ressignificar (dar um novo significado) suas experiencias e crenças limitantes, trazendo uma nova memória e uma nova experiencia e crença fortalecedora.

Diogo Garcia

Master Trainer em Programação Neurolinguística

Categorias

Arquivos