19 de janeiro de 2021

Pelo O Que Você É Grato?

“Em um coração onde mora a gratidão, também habitará sempre a felicidade.”

 

O que é gratidão para você?

Já parou para pensar nisso?

Muito se fala hoje em dia sobre gratidão, mas poucos param para refletir sobre o que a gratidão representa.

Pelo dicionário:

gra·ti·dão

1 Qualidade de quem é grato.

2 Sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer; agradecimento, reconhecimento.

 

Cada pessoa tem uma maneira particular de sentir ou de definir o que é ser grato. Para mim, gratidão é reconhecer bençãos nas pequenas e grandes coisas, é trazer à consciência o que já foi conquistado e o tanto que foi realizado.

Normalmente focamos no que ainda não temos, no que ainda não foi conquistado. Reconhecer as conquistas é um passo importante para não viver frustrado, e para encorajar os próximos passos.

Quando foi a última vez que você celebrou uma conquista?

Você já agradeceu hoje pelo emprego que têm? Pela casa que mora? Por ter comida na mesa?

Já agradeceu pela companhia no almoço, pelo banho quente depois de um dia cansativo?

Sim, temos grandes conquistas a serem celebradas. Mas temos também as “pequenas”, as do dia-a-dia, que passam desapercebidas pela correr do relógio. Lembre-se, não espere para ser feliz no final, divertir-se faz parte da jornada!

 

Quais os benefícios de ser grato, comprovados cientificamente?

 

  • Melhora a saúde física

Segundo um estudo realizado em 2015, pela Associação de Psicologia Americana com 186 pacientes, pessoas gratas são mais bem humoradas, dormem melhor, são menos fadigadas e são menos propensas a doenças cardíacas.

 

  • Melhora a saúde mental

Este benefício ficou comprovado após um estudo realizado com pessoas que receberam algum órgão transplantado, realizado por pesquisados da Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Os pacientes foram divididos em 2 grupos, sendo que o primeiro deveria manter um diário relatando os efeitos colaterais da medicação e como se sentiam perante a vida; o segundo grupo, respondia as mesmas perguntas, mas também deveriam listar 5 coisas pelas quais se sentiam gratos e as razões por este sentimento. No final de 21 dias, a saúde mental e bem-estar do primeiro grupo caiu, enquanto do segundo grupo tiveram melhora de vitalidade, humor, estavam mais tranquilos, revigorados e com uma postura mais positiva perante a vida.

 

  • Ajuda a combater à depressão

A gratidão reduz uma infinidade de emoções tóxicas, como a inveja, o ressentimento, a frustração e o arrependimento. De acordo com o estudo do Dr. Robert A. Emmons, a gratidão aumenta efetivamente a felicidade e ajuda a lidar com a depressão.

 

  • Ajuda a superar traumas

Uma pesquisa feita em 2006 com soldados veteranos da Guerra do Vietnã, apontou que o grupo que apresentava maior gratidão pelas pequenas coisas da vida teve índices menores de Transtorno de Estresse Pós Traumático.

 

 

Exercício para aumentar a gratidão

 

Não sabe por onde começar?

Uma boa dica é escrever todos os dias 5 motivos pelos quais você é grato. Não precisa se limitar ao número 5, mas se no início for difícil, comprometa-se a encontrar 5 motivos para agradecer todos os dias.

Pode ser logo ao acordar, e já começar o dia motivado.

Mas se você preferir, faça isso antes de dormir. Aproveite para revisar o seu dia, tomar consciência com o que foi feito das últimas 24 horas de vida que você desfrutou.

O importante é tornar disso um hábito. Há quem prefira fazer este ritual sozinho, há quem prefira compartilhar. Se fizer sozinho, repita em voz alta os seus motivos de gratidão, para você se ouvir falando.

Aqui em casa temos o hábito de compartilhar este momento: eu, meu marido e meus filhos fazemos juntos e em voz alta. Além de um motivar o outro, tornou-se um momento de conexão da família, e cada um entende melhor o que é importante para o outro.

 

Um abraço,

Débora Garcia

Facilitadora de Expansão da Consciência e Autocura, e sócia-fundadora do Instituto do Conhecimento.

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